MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O fazendeiro Benedito Nedio Nunes Rondon foi multado em R$ 6 milhões pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Segundo apurado pelo Midiajur, Benedito recebeu a multa em abril de 2022 por matar uma onça-pintada.
À época, circulou nas redes sociais um vídeo no qual o fazendeiro aparece brincando com a onça morta, abraçado com ela ao chão. A morte do animal teria ocorrido em 27 de março de 2022.
O Ibama abriu um processo administrativo em 17 de maio de 2022 contra Benedito Nedio. A multa foi aplicada pela infração de "controle ambiental", com registro em Poconé, cidade dentro do Patanal mato-grossense.
Leia mais:
Onça morta em Poconé era sobrevivente das queimadas no Pantanal
Suspeito de morte de onça-pintada em Poconé alega que animal foi morto por outro
A onça tinha o apelido de "Queixada" e era monitorada desde 2021 pelo Jaguar Identification Project" (Projeto de Identificação de Onças), que atua na região de Porto-Jofre, na rodovia Transpantaneira.
O fazendeiro chegou a ser preso preventivamente, mas responde em liberdade pelo crime ambiental. A defesa alega que a onça foi morta por outra pessoa e que o vídeo seria apenas uma "fanfarrice".
A multa do Ibama totaliza R$ 6.000.500,00, e Benedito ainda pode recorrer do "auto de infração". Benedito recebeu a 10ª multa mais alta do Ibama em 2022 em Mato Grosso, segundo dados obtidos e organizados pelo projeto Data Fixers, em parceria com a agência Fiquem Sabendo.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Pedro 19/03/2023
Se a onça matar um ser humano ou um animal de sua propriedade fica tudo certo, é somente um animal em extinção............
Expedito Italiano Pereira 18/03/2023
Lastimável é a sua afirmação em apoiar matadores de animais em extinção. Uma coisa não tem nada haver com a outra, esses são os resquícios do governo anterior, mas agora a coisa tá diferente, os fiscais tem carta branca pra fazer valer a lei!.
Walmir almeida mano 18/03/2023
Cara mau caráter,. Não se pode matar nenhum animal.
Edenize 18/03/2023
Se multassem os assassinos de pessoas dessa mesma forma como é dada a importância aos animais ( não que não tenham importância), talvez pensavam melhor antes assassinarem uns aos outros... LASTIMANTE!
4 comentários